top of page
Buscar

Diferença entre Emoções e Sentimentos

  • Foto do escritor: Equipe Psicoative
    Equipe Psicoative
  • 22 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de mar. de 2018

Por: Tatiana S. P. Matteis

Emoções e Sentimentos, muitas vezes confundidos e tratados como sinónimos, porém possuem grandes diferenças.

Emoções e Sentimentos, ainda atualmente são confundidos e consequentemente tratados como sinónimos, porém existem diferenças evidentes irrefutáveis que os distinguem, separando-os de uma forma quase radical.

Vamos então por descrever o que são emoções:

As Emoções são fundamentais para o desenvolvimento saudável e até mesmo para a sobrevivência, como é possível VER Emoções: Inúteis ou Fundamentais? . Como é evidente e obvio, os animais também possuem emoções, embora não tão elaboradas, especificas e variadas como os seres humanos.

O neurologista António Damásio, autor do famoso livro “O Erro de Descartes” apresenta uma proposta baseada em pressupostos neurológicos. Ele distingue vários tipos de emoções:

  • Emoções Primárias: são consideradas inatas ou “reflexas”, estas são comuns a todos os seres humanos, independentemente de fatores sociais ou socioculturais. Deste grupo fazem parte as emoções básicas ou elementares, como: a alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.

  • Emoções Secundárias ou sociais: são mais complexas que as primárias, estas dependem de fatores e variáveis socio-culturais. Estas podem variar amplamente e radicalmente entre culturas e/ou sociedades. Exemplos dessas emoções, é possível enumerar: a culpa, a vergonha, a gratidão, a simpatia, a compaixão, o orgulho, a inveja, o desprezo, o espanto, etc.

  • Emoções de Fundo: estas estão relacionadas com o bem-estar ou com o mal-estar interno. Estas são induzidas por estímulos internos, com origem em processos físicos ou mentais, levando o organismo a um estado de tensão ou relaxamento, fadiga ou energia. Estas emoções expressam-se em alterações musculoesqueléticas, refletindo-se em variações na postura e nos movimentos.

Uma emoção propriamente dita é um conjunto de respostas químicas e neurais que formam um padrão diferente do habitual. Estas respostas são produzidas quando o cérebro normal, recebe um estímulo que “quebra” esse “equilíbrio”, desencadeando a emoção.

Os sentimentos são únicos aos seres humanos, podemos considera-los uma evolução das emoções. O sentimento é uma auto perceção do próprio corpo, acompanhada pela perceção de pensamentos com determinados temas e pela perceção de um modo de pensar.

O sentimento pressupõe necessariamente um juízo sobre um conjunto de auto perceções e neste sentido sentimento assemelha-se a um tipo de metacognição, porém na sua essência, os sentimentos são ideias. Resumindo, os sentimentos são uma ideia sobre o corpo e/ou organismo, quando este é perturbado de alguma forma pelos processos emocionais.

Os sentimentos são mais conscientes que a emoção, pois enquanto as emoções muitas vezes chegam ao ser humano e aos animais de forma inconsciente, o sentimento é uma espécie de juízo sobre essas emoções, que devido às emoções serem inconscientes, nem sempre corresponde à verdade.

É importante referir que emoções e sentimentos interagem entre si, emoções dão origem a sentimentos, contudo, um sentimento negativo gera mais emoções negativas.

Quando aparece perante nós um perigo, antes de qualquer outra coisa, mesmo da consciência, existe a emoção, o medo, embora nos primeiros segundos nem o próprio individuo perceba o que está a ocorrer. Posteriormente surge o juízo “ tenho medo”, ”estou assustado” e isso é que são sentimentos.


 
 
 

Opmerkingen


Av. Engenheiro de Armando Arruda Pereira, 2937 cj 115 Bl C

Jabaquara, São Paulo/SP- Cep: 04309-011

psicoative@psicoative.com 

(11) 2371.0002 ou (11) 96955.1020

bottom of page